O que é PCI?
O termo PCI consiste na abreviatura de “Pesquisa de Corpo Inteiro”, e como o próprio nome descreve representa qualquer tipo de Cintilografia que faça um rastreamento do corpo como um todo. Existem inúmeros radiotraçadores além do iodo radioativo que podem ser empregados em PCIs, tais como o Sestamibi-99mTc , Citrato de gálio-67 ,Tálio-201 entre outros. Portanto, o procedimento “PCI” pode abranger diversos exames, cuja indicação clinica esta sempre relacionada ao radiotraçador utilizado.
As informações contidas nesse tópico são relacionadas exclusivamente à PCI com iodo radioativo.
Para que serve o exame?
Baseado na propriedade de concentração de iodo inerente das células tireoideanas normais e certos tipos de células de câncer tireoideano, a PCI com iodo-131 é indicada para avaliação de pacientes com carcinoma bem diferenciado da tireóide.
Portanto, a PCI com radioiodo pode ser indicada para:
- Avaliação inicial após a cirurgia de retirada da tireóide , a também denominada PCI-Pré Dose , tem como objetivo estimar a quantidade de tecido iodo-concentrante remanescente da tireoidectomia e detectar possiveis acometimentos de outros órgãos, com o objetivo de calcular a melhor dose terapêutica de iodo-131 a ser utilizada no caso.
- Avaliação após a dose terapêutica do iodo-131, também conhecida de PCI pós-dose terapêutica, sendo em geral realizada 4 a 10 dias após o tratamento;esta cintilografia tem por objetivo avaliar o tratamento com o radioiodo e detectar outras áreas iodocaptantes que não foram vizualizadas na PCI-Pré Dose
- Seguimento a médio e longo prazo de pacientes tratados, tanto para fins de controle ou na suspeita de recidiva (= reaparecimento) da doença, podendo ou não ser associado ao estímulo com TSH recombinante humano e/ou dosagens sanguíneas de tireoglobulina.
Como me preparar para o exame?
A PCI com radioiodo deve ser primeiramente solicitada pelo seu médico (a). Com o pedido do médico em mãos deve-se marcar o dia e horário do exame por telefone.
Uma das preparações mais importantes para a varredura de corpo inteiro é uma dieta pobre em iodo, que deverá ser seguida por duas semanas antes de se submeter ao exame.
Além disso, os exames de Tireoglobulina (Tg) ou a cintilografia de corpo inteiro exigem que você tenha hormônio estimulante da tireóide (TSH) em circulação acima de um determinado valor no organismo para estimular qualquer célula da tireóide remanescentes da recidiva do tumor ou migração do tumor em outras áreas (metástases).
No momento, há dois meios para se fazer isto. Um deles é parar de tomar os hormônios da tireóide, o que faria seu corpo produzir TSH e induzir um estado chamado hipotireoidismo. Outra alternativa é utilizar o TSH recombinante, que é uma versão sintética do TSH que o seu corpo produz naturalmente.
Se você estiver em uso de medicação que contenha T4 (Puran T4; Tetroid; Synthroid; Euthyrox ; Levoid ) , somente suspenda se for realmente necessário e conforme a orientação do seu medico ou da equipe do IMN .
O PREPARO para a PCI com radioiodo é muito semelhante ao preparo para iodoterapia para Carcinoma da Tireóide.
Como é realizado o exame?
Após realizar o PREPARO para PCI você deve comparecer numa da unidades do IMN na data e horário previamente agendados.
Se você tiver também dosagens hormonais para coletar como TSH , T4 Livre , Tireoglobulina e Anticorpos Anti-tireoglobulina informe nossa equipe pois estes exames possuem momentos certos para serem coletados e que agregam infomações clinicas muito úteis para a Cintilografia de Corpo Inteiro que será realizada.
A dose diagnóstica de iodo-131 é administrada por via oral, sem riscos ou efeitos colaterais significativos.
Após a ingestão do radioiodo o (a) paciente retornará após 48 e/ou 72 horas para a realização das imagens, dependendo do tipo de protocolo utilizado para o seu caso ( com ou sem estimulo com Thyrogen ).
O horário de retorno para realização das imagens no aparelho de medicina nuclear será fornecido no dia pela equipe técnica.
Obs: Como este é um exame funcional é possivel a realização de imagens adicionais em outros dias para uma melhor complementação diagnóstica. O número de retornos serão decididos para cada situação pela equipe do IMN.
O tempo para adquirir as imagens de PCI é em torno de 60 – 90 minutos no primeiro dia, variando de 15 a 60 minutos nos dias subsequentes.
Temas Relacionados :
Preparo para PCI com Iodo-131 (com suspensão do T4 )