Qual é o papel da Medicina Nuclear no Diagnóstico desta Doença?

123730146149bfb8d5487ad

A principal vantagem da Cintilografia é reproduzir as condições em que o Refluxo ocorre, além de ter uma grande sensibilidade e não ser um exame agressivo.

INTRODUÇÃO
A cintilografia para a pesquisa do refluxo gastro-esofágico (RGE) é um exame de grande utilidade na Pediatria, pois permite avaliar a freqüência, duração e extensão dos episódios de refluxo e pode identificar também a existência ou não de aspiração pulmonar.
Este exame utiliza uma pequena quantidade de material radioativo (traçador) para avaliar presença de refluxo no estômago para o esôfago. Esse material radioativo não provoca reação, não é prejudicial à saúde e a exposição à radiação é relativamente baixa.
A principal vantagem da cintilografia é reproduzir as condições em que o RGE ocorre, além de ter uma grande sensibilidade e não ser um exame agressivo ( dispensa o uso de sonda ou cateteres ).

PREPARO
Jejum de 4 horas é necessário.
Trazer 2 mamadeiras (uma cheia com leite, mingau ou suco e outra vazia). Caso a amamentação seja exclusivamente de leite materno, trazer 1 mamadeira vazia.
Para adultos pode ser utilizado iogurte, suco ou leite.

COMO É FEITO O EXAME?
Uma quantidade muito pequena de material radioativo é misturada com uma porção do leite ou suco e oferecida à criança. Em seguida ela deverá ingerir o restante do conteúdo da mamadeira.
A importância da criança tomar todo o leite é para que estômago fique cheio, proporcionando assim , caso ele exista , as condições para que o refluxo ocorra.
O paciente é encaminhado então até a sala de exame e posicionado na maca do aparelho cintilográfico.
A duração do exame é de 15 a 20 minutos.
Para se realizar a pesquisa de aspiração pulmonar, a criança deverá retornar à clínica 4 a 24 horas após o procedimento.
Serão adquiridas imagens do tórax para avaliar se o traçador ingerido se acumulou nos pulmões.
A duração destas fase e de aproximadamente 5 minutos.