Após ter o seu papel consagrado na Hemofilia: Surge uma nova alternativa terapêutica, no Brasil , para a Artrite Reumatóide e outras artrites inflamatórias antes da cirurgia

123635536949b149293d287

A equipe multidisciplinar de Mato Grosso atualmente é a que possui a maior experiência na América Latina neste tipo de terapia.

A equipe multidisciplinar de Mato Grosso atualmente é a que possui a maior experiência na América Latina neste tipo de terapia.
No período de Abril de 2.003 a Dezembro de 2.008, o Instituto de Medicina Nuclear de Cuiabá, em convenio de cooperação técnico-cientifica com o Hemocentro de MT e o IPEN, realizou aproximadamente 400 infiltrações em pacientes com Artropatia Hemofílica.

O procedimento , denominado Sinovectomia Radioativa ( ou Radiossinoviortese ) consiste na infiltração intra-articular de radionuclideos beta-emissores de curto alcance, sendo uma alternativa de tratamento à Sinovectomia Cirúrgica.

Os resultados obtidos com pacientes hemofílicos são muito animadores e atualmente esta terapia constitui-se na esperança para centenas crianças e adultos jovens em reduzir significativamente o número de episódios de sangramentos intra-articulares , de minorar a dor articular e melhorar sua qualidade de vida.

Este procedimento já vem sendo utilizado rotineiramente na Europa há mais de 50 anos É um procedimento efetivo, relativamente simples , com baixa incidência de efeitos colaterais, sendo muito eficiente na Artrite Reumatóide, na Sinovite Vilonodular Pigmentosa (SVP) , e também uma efetiva opção de tratamento na osteoartrite e outras artropatias com sinovite em atividade associada.

Comparando-se com a sinovectomia cirúrgica, a radiossinovectomia tem como vantagens: o menor custo, não tem necessidade de internação hospitalar, tem um menor tempo de reabilitação e possibilidades de repetição a cada seis meses se houver indicação clinica.

Para se indicar a sinovectomia radioativa é necessário comprovar a sinovite em atividade, o que pode ser realizado através de avaliação clínica, radiografia, ultrassonografia, ressonância nuclear magnética ou pela cintilografia óssea trifásica.

A equipe multidisciplinar de Mato Grosso atualmente é a que possui a maior experiência na América Latina neste tipo de terapia.

A partir de Março de 2.009, o IMN estára realizando uma rotina mensal da Sinovectomia Radioativa para a Artropatia Hemofilica , em convênio com o Hemocentro de MT e o IPEN , e estendendo a área de atuação desta terapia para a Reumatologia e Ortopedia para tratamento de outros tipos de Sinovite em Atividade.

Temas Relacionados :

Temas Livres Aprovados no Congresso de Medicina Nuclear em Vitória
Noticias do Congresso de Medicina Nuclear em Vitória
Medicina Nuclear ajuda pessoas com doenças nas articulações
Medicina Nuclear melhora qualidade de vida de hemofílicos
Sinovectomia Radioativa: Encontro de Especialistas no IPEN

Para maiores Informações:

Pacientes ou Médicos interessados em informações sobre o procedimento entrar em contacto com o Dr. Paulo Assi pelo e-mail : pauloassi@uol.com.br